quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Batismo nas águas- O que é, pra quê serve e quem pode se batizar!!

Olá, hoje irei falar sobre o Batismo nas Águas. O batismo é muito importante na vida de um cristão convertido que realmente aceite Cristo como seu Único Salvador! Vamos ver algumas perguntas e respostas mais frequentes sobre o batismo:


  1. O que é o Batismo? R= Significa mergulho, imersão.
  2. É necessário ser batizado? R= Sim. Se não fosse necessário, o Senhor Jesus não teria relacionado com a Salvação. Ele disse: "Quem crer e for batizado será salvo".
  3. Eu já fui batizado quando criança. Preciso ser batizado de novo? R= Sim. O batismo realizado pela igreja Católica, pela igreja Metodista ou outras que batizam crianças não tem valor algum. Em Marcos 16.16, Jesus disse: "Quem crer e for batizado será salvo".  A ordem tem que ser mantida nessa afirmativa. 
  4. Quando me batizaram, eu ainda bebia, fumava e/ou ainda recebia espíritos. Valeu esse batismo? R= Não. A pessoa que é salva não faz nenhuma destas coisas. Há muitos que pensam que, ao se batizarem, viverão livres de problemas e por isso, se batizam. Contudo, ficamos livres dos problemas pela fé e não por se batizar.
  5. Quem deve se batizar? R= Toda pessoa que aceitou, de coração, o Senhor Jesus como seu Salvador.
  6. Moro com um/a senhor/a há 10 anos (ou mais/menos, contanto que comece de 1 ano pra frente) e tenho 4 filhos (ou mais/menos) com ele/a. Posso me batizar? R= Deus abomina o divórcio; contudo, o Senhor permite o divórcio em caso de adultério (Mateus 19.3-9). Porém, se você vive nessa situação irregular há vários anos e agora se converteu, eu lhe pergunto: Você aceitou o Senhor como seu Salvador? Se você é uma pessoa inconstante, que no mês passado vivia com uma pessoa e neste mês vive com outra, você está praticando prostituição e, neste caso, deve se arrepender primeiro para depois se batizar. A bíblia diz: "Foste chamado sendo servo? Não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião." (ICoríntios- cap.7 ves.21) Se o seu caso já está definido, ou seja,  já vive há algum tempo com a mesma pessoa, procure regularizar a situação perante a lei. Se o seu caso não puder ser regularizado, ore a Deus pedindo direção. Se algum dia a pessoa lhe propuser liberdade, aí poderá ficar livre. Porém, saiba que não foi você quem escolheu a Jesus, e sim Ele quem te escolheu. "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós [...]" (João cap- 15 ves.16). Quando Ele te escolheu, já sabia da tua situação.
  7. Meu filho tem 12 anos e quer se batizar. Ele pode? R= Há pessoas com 12 anos que sabem o que fazem e há pessoas com 30 anos que não sabem. Se ele aceitou a Jesus de coração (sem ter sido obrigado ou coagido), ele por si próprio frequenta a igreja, lê a Bíblia e ora, se você vê que a fé dele não depende de suas ordens, certamente poderá ser batizado. Nota: Devo advertir que é recomendado que crianças sejam batizadas dos 8 anos pra frente, pois crianças de 7 anos pra baixo ainda são puras perante o Senhor. Pois 7 é o número do Senhor! Então o batismo não vai ter adiantado muito.
  8. Já fui batizado em outra igreja. Devo me batizar novamente? R= Quando você se batizou, sabia o que estava fazendo? Sabia o que o batismo representava? Foi batizado após ter se convertido realmente? No batismo existem tantas bênçãos que, se você for ensinado antes de passar pelas águas, certamente as receberá. Ao batizar nas águas, o cristão recebe pelo menos seis bênçãos: a) Circuncisão do coração- No batismo, o próprio Deus nos circuncida no coração, ou seja, Ele nos marca como propriedade sua. b) Despojamento do corpo da carne- Evitar a preguiça, a ouvir o que não convêm, a falar o que não deve ou ver o que não deve. Despir-se do corpo da carne. No batismo somos despojados deste corpo da carne. "No batismo também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mãos dos despojar no corpo da carne..." (Colossenses 2.11). c) Despojamento do corpo do pecado- O corpo do pecado já é o próprio ato do pecado. No batismo somos despojados do corpo do pecado. "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado para que o pecado fosse desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado" (Romanos 6.6). d) O sepultamento do velho homem- Quando Adão pecou, ficamos separados de Deus. A nossa natureza ficou corrompida. No batismo, esta velha natureza, ou seja, o velho homem é sepultado. Segundo Romanos 6.6, o velho homem foi crucificado e em Colossenses 2.12, nós o sepultamos no batismo. e) Ressurreição do novo homem- Quando sepultamos o velho homem no batismo, estamos fazendo como fizeram com Jesus. Assim como Ele pessoa três dias no seio da terra, somos sepultados debaixo das águas. E, assim como Jesus ressuscitou, nós também ressuscitamos ao sair das águas. f) Força para andar em novidade de vida- Somos novas criaturas, as coisas velhas já passaram e tudo para nós se tornou novo. Antigamente, o pecado fazia separação entre nós e Deus; mas pelo sangue de Jesus, passamos a ser de Deus.
  9. O batismo faz parte da nossa redenção? R= Exatamente. A redenção tem três fases distintas: aceitar o Senhor Jesus como Salvador; batismo nas águas; batismo no Espírito Santo. Quando aceitamos ao Senhor como nosso Salvador, passamos a ter o Espírito Santo conosco e, ao sermos batizados, passamos a tê-lo dentro de nós.
  10. Meu (minha) esposo/a não quer ser batizado; devo forçá-lo/a? R= Nunca. Se uma pessoa não quer obedecer a Cristo é porque ainda não aceitou. Você deve é orar para que ele/a seja salvo e, então, após a salvação, seu/sua esposo/a desejará ser batizado.
  11. Se uma criança pagã morre, vai para o céu ou para o inferno? R= Não existe criança pagã; esta é uma das falsas doutrinas. Ninguém deixa de ser pagão por se batizar. Enquanto uma pessoa é criança, ela está sob autoridade dos pais. Se estes são cristãos, batizados e vivem uma vida reta diante de Deus, seus filhos serão abençoados. Sendo assim, batizar crianças é desnecessário e não tem valor algum.
Aqui foram algumas perguntas importantes e frequentes respondidas! Fiquem com Deus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar, eu aceito críticas ditas com cautela! Então, qualquer pergunta, comentário ou crítica, faça isso de modo que não prejudique a ninguém! Fique com Deus :)